Blog Articles

Microbiologia de Águas

21 Dezembro 2020

1. Se tiver um poço em casa, posso beber dessa água?

A boa qualidade da água para consumo humano é essencial para a saúde. Todas as fontes privadas de abastecimento de água podem ser uma ameaça para a saúde, a não ser que sejam devidamente tratadas e protegidas. Estas podem facilmente ficar contaminadas com bactérias, parasitas e vírus ou outras substâncias.

Muitas vezes, não é possível as pessoas determinarem se a sua água é segura, pois a contaminação pode não se revelar através do cheiro, sabor ou cor da água. Ao contrário do abastecimento público, muitas fontes de abastecimento privadas não são tratadas para remover a contaminação. Por isso, se possui um furo ou um poço cheio de água aparentemente “boa”, isto não significa que deva bebê-la.

2. Qual a origem de bactérias na água para consumo humano?

Contaminação fecal humana e animal são fontes primárias. Essas fontes incluem terras onde se depositam dejectos de animais, como estrumes e terrenos de cultivo. Outras fontes são descarga de tanques assépticos, inundações ou infiltrações.

3. O que são coliformes fecais e E.coli?

Contaminação fecal humana e animal são fontes primárias. Essas fontes incluem terras onde se deposita dejectos de animais, como estrumes e terrenos de cultivo. Outras fontes são descarga de tanques assépticos, inundações ou infiltrações.

4. Quais os microrganismos patogénicos passíveis de causar doença?

A água poluída contém inúmeros microrganismos capazes de causar doença no homem. São eles vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintas. Estes microrganismos provêm de pessoas quer infectadas quer portadoras. Estas últimas podem causar infecções intestinais, desinterias, hepatites, febre tifóide, cólera e outras doenças.

No entanto, estas doenças não estão limitadas a organismos existentes na água. Há outros factores não associados com água de consumo humano. As infecção intestinal e as desinterias são geralmente consideradas problemas menores de saúde. Podem, no entanto, ser fatais para crianças, idosos e doentes.

5. O que é o Clostridium perfrigens?

É uma bactéria utilizada como um indicador de uma poluição hídrica de origem fecal remota ou intermitente, devido aos longos períodos de permanência e às condições de sobrevivência dos seus esporos que são resistentes à desinfecção pelo cloro.

6. O que é necessário para realizar uma análise microbiológica a uma amostra de água?

Deverá adquirir um frasco esterilizado. Para isso, terá que deslocar-se ao laboratório ou a um posto de colheita ou, se preferir, pode ainda contactar-nos e nós enviaremos os frascos adequados.