Artigos de Blog

G-LIFE™ – Teste Pré-Natal:

15 Maio 2025

O que é o G-LIFE™?

O G-LIFE™ – Teste Pré-Natal Não Invasivo (TPNI) é um rastreio de alterações cromossómicas que possibilita a detecção das alterações cromossômicas mais comuns no desenvolvimento fetal a partir da 10ª semana de gestação e a partir da 12ª semana na gravidez gemelar.

Os TPNI´s são de acordo com as sociedades obstétricas internacionais, os testes mais precisos na avaliação do risco fetal para trissomia 21 (síndrome de Down), trissomia 18 (síndrome de Edwards) e trissomia 13 (síndrome de Patau).

Tem elevado valor preditivo negativo (>99%), pelo que um resultado negativo exclui a necessidade de se realizar um teste invasivo como uma amniocentese.

São os testes que apresentam as taxas mais altas de deteção de trissomias fetais em toda a população obstétrica.

O G-LIFE™ consiste num teste de DNA livre realizado no sangue materno. Por ser não invasivo, não apresenta risco de aborto, garantindo a segurança do feto. O teste é altamente sensível, com uma precisão próxima de 100% para trissomia 21, superior a 99% para trissomias 13 e 18, e superior a 98% para a determinação dos cromossomos sexuais X e Y. Possui certificação CE-IVD e é adequado a grávidas que tenham recorrido a reprodução assistida, incluído FIV com doação de óvulos.

O G-Life Plus permite estimar o risco fetal de síndromes genéticos como a trissomia 21 (síndrome de Down), 18 (síndrome de Edwards), e 13 (síndrome de Patau), alterações nos cromossomas sexuais como a síndrome de Turner, Klinefelter, triplo XXX e XYY e identifica o sexo fetal.

O G-Life Excellence faz, ainda, o rastreio de microdeleções associadas a alterações sindrómicas graves. Síndromes por microdeleção 1p36, 2q33.1, 16p12-p11, e síndromes como Cri-du-Chat, DiGeorge, Glass Syndrome, Van Der Woude, e Jacobsen.