Novo Coronavírus (SARS-CoV-2)

Novo Coronavírus (SARS-CoV-2)

Afinal o que são os Coronavírus e o Covid-19?

Os coronavírus são uma família de vírus que causam problemas respiratórios, podendo ser transmitidos para os humanos a partir do contacto com animais e, depois entre humanos. Vistos ao microscópio, os coronavírus parecem ter uma coroa de espinhos à sua volta, daí o nome.

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo vírus nunca tinha sido identificado antes em seres humanos e a fonte de infeção ainda é desconhecida.

Covid-19 (Coronavirus Disease) é o nome dado à doença causada pelo vírus SARS-Cov2 e significa Doença por Coronavírus 2019, fazendo referência ao ano em que foi descoberta.

Quais são os sintomas?

Na maioria dos casos os sintomas verificados são:

  • Febre (T>= 38.0ºC
  • Tosse
  • Dificuldade respiratória

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

Como proceder em caso de doença?

Os utentes sem suspeitas de Covid-19 devem contactar o seu Centro de Saúde, preferencialmente por telefone ou email. Apenas se devem deslocar quando for mesmo necessário ou por indicação do médico ou enfermeiro após contacto telefónico.

Os utentes com suspeita de Covid-19 devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24), ou as linhas telefónicas criadas para o efeito pelas ARS, em Unidades de Saúde Familiar (USF) ou Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), divulgadas com recurso aos parceiros regionais e locais.

Como se transmite?

O Covid-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, através sobretudo de gotículas das pessoas infetadas (seja depois de um espirro, tosse ou até a falar) e pode viajar até cerca de dois metros. Pode ficar vivo durante algum tempo em algumas superfícies ou objetos contaminados. Daí a importância da:

  • Lavagem/desinfeção das mãos (com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos. e/ou com uma solução à base de álcool – pelo menos 65-71% álcool) e o evitar tocar nos olhos, nariz e boca pois são vias de entrada do vírus no organismo.
  • Cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço quando tossir ou espirrar.
  • Limpar e desinfetar regularmente superfícies, sobretudo se forem tocadas por muita gente.
  • Evitar contacto próximo com pessoas que sofrem de infeções respiratórias.
  • Ficar em casa ou manter distanciamento social.

Estima-se que o período de incubação da doença seja entre 2 a 14 dias (média 5 a 7 dias).

 

Testes Laboratoriais

Numa altura em que, por todo o mundo, se verifica uma disseminação rápida da doença é importante haver uma capacidade acrescida na elaboração de testes laboratorial para identificação dos casos positivos de Covid-19.

Pautando-nos pelo profissionalismo, e pelo orgulho de sermos um dos laboratórios de referência no Algarve, o Aqualab entendeu que deveria colocar ao dispor, do SNS e da comunidade, os nossos meios materiais e humanos e disponibilizamos agora um teste de diagnóstico da infeção por Covid-19.

Trata-se de um teste de deteção de SARS-CoV-2 realizado pela metodologia da amplificação dos ácidos nucleicos, pela reação de Polimerase em Cadeia em tempo real (RT-PCR) de acordo com as recomendações da DGS.

Contudo a realização destas análises, de acordo com as diretrizes do SNS e da DGS, não deve ser feita pela generalidade dos utentes, sendo disponibilizada com o objetivo de apoiar o SNS no controlo desta epidemia.

Este teste é apenas recomendado a pessoas que tenham:

  • Regressado de um dos países afetados;
  • Que tenham tido contacto direto, ou indireto, com alguma pessoa infetada;
  • Sintomas: febre, tosse, dificuldade em respirar ou doença respiratória grave.

Como se processam as colheitas?

As colheitas e testes de identificação de SARS-Cov2 são efetuados pelos nossos profissionais, de acordo com as medidas de contenção e isolamento recomendados pela DGS.

As colheitas são feitas mediante marcação prévia que será apenas aceite caso o utente tenha sido referenciado pelo SNS 24 para despiste do Covid-19 e apresente a respetiva credencial médica para o efeito.

Mais uma vez, salientamos que o teste não é recomendado para a generalidade de população sem sintomatologia dado que no período de incubação do vírus a carga viral pode ser muito baixa e este não ser detetado podendo dar origem a um resultado falso negativo.

Os utentes devem seguir todas as indicações do SNS e DGS sobre medidas de isolamento após regresso de áreas infetadas ou contacto, direto ou indireto, com pessoa infetada e, no caso de surgimento de sintomas contactar o SNS 24. Não se devem deslocar nem aos Centros de Saúde nem a postos de colheita ou laboratórios sem indicação prévia.

As marcações devem ser efetuadas via telefone ou email para o nosso laboratório central

O AQUALAB tem devidamente preparadas duas instalações de colheita dedicadas em exclusividade a doentes suspeitos de COVID-19, uma em Albufeira e outra em Portimão e as moradas dos mesmos serão disponibilizadas aos utentes com marcação confirmada.

Os resultados serão emitidos em 24 a 48 horas (dias úteis) após colheita, via email.

Para mais informações poderão contactar os nossos serviços: 289 580 890; secretariado@aqualab.pt

Aconselhamos a consulta da página http://www.dgs.pt/corona-virus para mais esclarecimentos sobre as diretrizes da DGS.