O AQUALAB – Laboratório Clínico e de Saúde Pública Lda, torna-se realidade, uma sociedade comercial por quotas, constituída por escritura pública outorgada em 20 de Outubro de 1992.
É obtida a convenção com o Ministério da Saúde para todas as ARS`s por despacho de 11 de Fevereiro de 1993.
1996 | O Aqualab atinge e ultrapassa nos primeiros anos de actividade todas as expectativas e objectivos definidos, e passa para o dobro em termos de funcionários.
1999 | O AQUALAB estende a sua zona de influência a outras populações e concelhos, para além do concelho da sua sede em Albufeira, através de postos de colheitas, e é tomada a decisão de construir um novo espaço para o Laboratório Central.
Dá-se a mudança para o novo Laboratório Central; o Laboratório obtém a certificação pela NP EN ISO 9001:2000 e Normas para Laboratório Clínico, da Ordem dos Farmacêuticos.
O Aqualab - Departamento de Análise de Águas e Alimentos obtém a acreditação como Laboratório de Ensaios segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005, possuindo o Certificado de Acreditação nº L0417.
Entendendo a necessidade de uma intervenção rápida e eficiente no tratamento e prevenção de Legionella, em especial no mercado hoteleiro, o AQUALAB adquire um equipamento de PCR em tempo real para pesquisa e Quantificação de Legionella pneumophilla, iniciando de imediato o processo de Acreditação.
Para responder às exigências dos sistemas de controlo de qualidade alimentar (HACCP) o Aqualab expandiu o âmbito da acreditação da amostragem, com base nas normas ISO 7218:2007, ISO 18593:2004 e NP 1828:1982. O âmbito da sua acreditação, passa a incluir, além de métodos em águas, Produtos alimentares, Controlo higio-sanitário de manipuladores, Higienização de superfícies e Higienização de utensílios
O AQUALAB adquiriu parte do capital do laboratório MODUSLAB em Faro, de acordo com o seu plano estratégico de crescimento e desenvolvimento, com o objectivo de consolidar a marca GRUPO AQUALAB.