O HPV não escolhe idades. A mulher em qualquer idade está em risco de infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Ao longo das suas vidas, 75 a 80% das mulheres e homens sexualmente activos serão infectados pelo Papilomavírus Humano (HPV).
É um vírus que se pode transmitir facilmente, pele com pele, durante qualquer tipo de contacto sexual – genital ou oral. Na maioria dos casos, o organismo consegue eliminar o vírus. Porém, em algumas pessoas, o HPV não desaparece, permanecendo de modo persistente e podendo causar cancro e doenças genitais em homens e mulheres. Não é possível prever quem vai desenvolver doença associada a este vírus.
O HPV está associado às seguintes doenças:
- 100% dos cancros do colo do útero;
- 84% dos cancros do ânus;
- 70% dos cancros da vagina;
- 47% dos cancros do pénis;
- 40% dos cancros da vulva;
- 99% dos condilomas ou verrugas genitais.
Em Portugal, estima-se que cerca de 20% das mulheres entre os 18 e 64 anos possam estar infectadas pelo HPV. O uso de preservativo é importante; protege de infecções sexualmente transmissíveis e de uma gravidez não desejada, mas não assegura uma protecção completa no caso do HPV.
Algumas das doenças associadas ao HPV podem ser prevenidas pela vacinação. A vacinação também é possível para mulheres que:
- Já iniciaram a vida sexual;
- Tiveram uma infecção por HPV;
- Have had an HPV disease and were treated;
- Tiveram doença por HPV e foram tratadas. A Sociedade Portuguesa de Ginecologia recomenda a vacinação das mulheres até aos 45 anos, de acordo com a indicação do médico.
Mais Artigos
-
17 Setembro 2024
Não ignore os sinais de Clamídia: conheça tudo sobre esta IST
Nos últimos anos, as infeções sexualmente transmissíveis (ISTs) tornaram-se um problema de saúde pública significativo, afetando a qualidade de vida e contribuindo […]
-
28 Fevereiro 2023
Anemia: causas, sintomas e diagnóstico
A anemia é uma patologia sanguínea que constitui um grave problema de saúde pública a nível global.
-
8 Outubro 2024
Salmonella: destaques
As bactérias do género Salmonella causam diversos tipos de infeção, estando frequentemente associadas a casos de intoxicação alimentar, como gastroenterites e, raramente, […]